Diversas são as maneiras de se avaliar um fornecedor antes de uma escolha. Dentre as ações mais comuns, está o uso de um questionário que deve ser preenchido conforme os pontos considerados mais importantes pela empresa.

Cada empresa pode utilizar os critérios considerados mais importantes para suas estratégias. No entanto, os pontos mais comuns que costumam ser avaliados são:

Critérios gerais:

  • Qualidade na prestação do serviço
  • Agilidade de entrega
  • Disponibilidade de produto
  • Flexibilidade para mudanças em pedidos em termos de especificação, prazo de entrega e quantidade.
  • Preço justo e de acordo com o mercado

Critérios específicos:

  • Experiência do fornecedor em seu ramo de atuação
  • Respeito por normas de segurança, meio-ambiente e saúde
  • Sigilo de informações;
  • Tecnologias adequadas
  • Localização do fornecedor.

Com base nas informações acima, cabe a cada empresa estipular o peso de cada critério em suas avaliações. Após este procedimento, recomenda-se criar um questionário para avaliar os critérios em cada um de seus fornecedores e assim descobrir quais são os mais adequados para atender a sua empresa.

Avaliação periódica

De tempos em tempos, deve ser realizada uma reavaliação do fornecedor para verificar que ele ainda está apto a continuar fornecendo seus produtos/serviços para sua empresa.

Para essas reavaliações, recomenda-se observar a conformidade dos produtos entregues, os prazos e até mesmo a agilidade quanto à troca de produtos em garantia. Fornecedores que descumprem os acordos, passam a perdem pontos e assim podem ser cancelados de sua lista de cadastros.

Ter uma gestão eficiente com fornecedores pode trazer parcerias que irão possibilitar alcançar o sucesso sustentado por meio de custos e prazos menores, melhor qualidade nos produtos/serviços e consequentemente a satisfação do cliente final. Além disso, todo processo de avaliação, possibilita também controlar os impactos negativos que a escolha incorreta de um fornecedor pode trazer para o seu negócio.

Mas vale ressaltar que é fundamental avaliar constantemente os seus fornecedores, afim de garantir o atendimento das necessidades de sua empresa e assim alcançar resultados cada vez mais positivos nos negócios.

Nós da Alvorada somos especializados em manutenção de maquinários e equipamentos do setor industrial abrangendo subsetores alimentício, ferramentaria, automobilístico. Visite nosso website para saber mais sobre como nossas soluções podem te ajudar.