1 – Suporte especializado

Pessoas especializadas em máquinas industriais podem analisar as tarefas executadas por cada máquina e recomendar melhorias como:

  • Estratégias para redução do ciclo de execução da tarefa;
  • Utilizar ferramentas apropriadas para cada máquina;
  • Utilizar estruturas de fixação que não reduzam a performance da máquina.

Além disso, um especialista também pode configurar e colocar as máquinas de prontidão mais rápido e com menos chances de erro.

2 – Treinamentos

Conhecimento é fundamental para garantir o funcionamento eficiente das máquinas de uma planta industrial. Garantir que o pessoal de manutenção seja treinado nas técnicas e práticas mais atuais de manutenção é um fator crítico para o funcionamento adequado da fábrica.

Terceirizando serviços de manutenção, os treinamentos podem ser feitos de forma individualizada e de forma on-line para reduzir custos.

3 – Suporte de serviços

Quando uma máquina para, imediatamente ela deixa de produzir valor e passa a gerar despesas para a fábrica. É fundamental fazer com que esse tempo de inatividade seja o menor possível.

Empresas especializadas em manutenção podem ter times dedicados na fábrica para diagnosticar o problema. Mas há casos em que manter um time local é muito caro. Assim, existe também a opção de ter equipes remotas que prestam assistência via chamadas de vídeo e voz para resolver o problema de forma rápida. Sempre que uma máquina fica fora de serviço, a equipe de prontidão está a postos para diagnosticar e colocar o equipamento de volta em funcionamento.

4 – Manutenção preventiva

Terceirizar a manutenção é ter uma empresa parceira com experiência em diferentes tipos de máquinas. Essa empresa conhecerá de antemão os problemas mais comuns. Isso possibilita que as peças sobressalentes corretas sejam compradas com antecedência e também garante que o cronograma de manutenção seja realmente condizente com as máquinas.

 Extra: Reposição de peças e componentes

Para fábricas que operam com um volume muito grande de máquinas e equipamentos, como o setor alimentício por exemplo, a empresa terceirizada pode ficar responsável por todo o inventário de peças de reposição. Muitas vezes essas empresas possuem acordos com fornecedores de peças e conseguem reduzir o tempo de turn-around (tempo para completar a reposição de uma peça).

Empresas com pequeno volume de maquinário mas que produzem produtos de alto valor agregado também não podem esperar muito tempo para trocar peças importantes como eixos de motores e caixas de engrenagens. Pois mesmo que poucas máquinas estejam fora de atividade, a perda de produção já é relativamente grande.

Um empresa parceira especializada pode garantir que o tempo de reposição de peças críticas seja o menor possível. Além disso, toda parte de inventário e de estoques de sobressalentes é administrado pela empresa parceira.

Terceirizar a manutenção industrial é um caminho com ótimo custo-benefício para que sua fábrica tire o máximo das máquinas instaladas. Com um parceiro especializado, é mais fácil de garantir a operação das máquinas de forma eficiência e a diminuição dos tempos de parada e de troca de peças.

Para saber como nós da Alvorada Industrial podemos te ajudar visite nosso site ou entre em contato com nosso setor de vendas através do nosso e-mail.