A manutenção industrial é um conjunto de ações necessárias para manter ou restaurar uma peça, equipamento, máquina ou sistema de forma a estabelecer uma condição operável objetivando a máxima vida útil.

A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, já que seu objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.

Existe nas médias e grandes indústrias uma área responsável por todo o planejamento da manutenção industrial, conhecida como PCM.

O PCM, Planejamento e Controle de Manutenção, é a equipe que organiza os processos relacionados à manutenção. Além de verificar os reparos necessários, a equipe também é responsável por classificar as criticidades de todos os equipamentos, analisar e planejar todas as paradas de produção.

 

Classificação de Criticidade dos Equipamentos Industriais

Criticidade A

Os equipamentos e peças com criticidade A são aqueles essenciais para a qualidade e funcionamento das linhas de produção.

Criticidade B

A classificação de peças e equipamentos de criticidade B diz respeito àqueles que podem gerar problemas na produção, porém, não são tão emergenciais como os de 

Criticidade C

Os equipamentos e peças com criticidade C não afetam tão bruscamente a produção a curto prazo, porém, podem gerar muitos problemas ao longo do tempo.

Os tipos de Manutenção Industrial

Existem 5 principais tipos de manutenção industrial:

  1. Manutenção corretiva não planejada – Realizada quando um componente/equipamento falha ou apresenta uma diminuição significativa de desempenho de modo não esperado.
  2. Manutenção corretiva planejada – Realizada de modo planejado logo após a identificação de uma diminuição de desempenho.
  3. Manutenção preventiva – Realizada com o objetivo de prevenir falhas ao adotar uma série de medidas periódicas.
  4. Manutenção preditiva – Realizada rotineiramente com objetivo de inspecionar componentes/equipamentos para identificação de irregularidades que possam vir a dar problema.
  5. Manutenção Detectiva – Realizada com objetivo de detectar falhas ocultas ou não perceptíveis.

 

Qual tipo de manutenção devo adotar em minha empresa?

Segundo o professor Décio Martins Pereira, a manutenção corretiva é um tipo de manutenção incorreta e que deve ser evitada para não resultar em prejuízos econômicos, enquanto manutenção preditiva é o sistema mais completo e correto de se usar na manutenção. Escolher a melhor estratégia de manutenção requer determinar as possibilidades mais viáveis de solução para cada caso e cada equipamento, deve-se considerar recorrer ao serviço especializado de empresas com experiência em manutenção.

Nós da Alvorada Industrial somos especializados na manutenção de peças e equipamentos e desenvolvimento de soluções que reduzem custos para o setor de produção industrial. Para saber mais sobre nossas soluções visite nosso site, ou entre em contato atrás de nosso e-mail.