Você sabia que a Indústria 4.0 tem um impacto direto na manutenção industrial?

A Indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, é a utilização da AIoT a computação em nuvem e os sistemas ciber-físicos para  automação e troca de dados. AIoT para representar a combinação de IA (Inteligência Artificial) e IoT (Internet das Coisas).

A ideia da Indústria 4.0 é conectar estas três áreas e alcançar cada vez mais o conceito de fábrica inteligente. Teve origem através de um projeto do Governo Alemão, de alta tecnologia, com o intuito de promover a automação das linhas de produção de manufatura.

Através dos sistemas ciber-físicos é possível monitorar, em tempo real, os processos físicos e descentralizar a tomada de decisões. Os sistemas ciber-físicos, a computação em nuvem e a Internet das coisas atuam simultaneamente e cooperam entre si, gerando comunicação entre os aparelhos e dispositivos automatizando ainda mais a produção.

A automatização da indústria proporciona cada vez mais eficiência na produção. Ela é considerada uma evolução e afeta diretamente a manutenção industrial.

Com o aumento na utilização da Internet das coisas e sensores inteligentes é cada vez mais possível fazer uma previsão bem mais precisa de futuras falhas e problemas nas linhas de produção.

Através da coleta dos dados feita pelas máquinas e sensores conectados e inteligentes, a manutenção preditiva e preventiva, ocorre com mais eficiência e frequência, evitando assim a manutenção corretiva. Dessa forma, os prejuízos para a indústria são bem menores e possibilitam menos gastos e paradas de linha de produção.

Além de tudo isso, um trabalho de inteligência pode ser executado em cima dos dados coletados e assim assegurar a melhoria na eficiência de todos os processos da manutenção industrial.

Nós da Alvorada somos especializados em manutenção de maquinários e equipamentos do setor industrial abrangendo subsetores alimentício e ferramentaria.